Fan Tokens são ativos digitais que conectam torcedores às suas equipes esportivas favoritas e ajudam os clubes a encontrar novas formas de monetizar a partir de sua base de fãs.

Gigantes do futebol europeu como Juventus, PSG e Manchester City e alguns dos maiores clubes brasileiros como Atlético-MG, Flamengo e São Paulo já utilizam fan tokens para promover envolvimento com suas torcidas.

Neste artigo, vamos te explicar por que grandes nomes do esporte estão adotando criptoativos em suas estratégias de engajamento e tudo o que pode ser feito com fan tokens. Continue lendo e entenda:

  • O que são fan tokens
  • Para que servem os fan tokens
  • Como funcionam
  • Como os clubes lucram com fan tokens
  • Como votar com um fan token
  • Clubes brasileiros que oferecem fan token
  • Vantagens e riscos de comprar fan tokens
  • Como comprar fan tokens

O que são fan tokens?

Para entender melhor o conceito de fan tokens, primeiramente é preciso compreender o que é token: trata-se de um ativo digital criado para ser distribuído com a promessa de valer algo no futuro, representando algum bem, serviço ou ativo que possua valor de mercado.

Os fan tokens se inserem dentro da categoria dos tokens de utilidade, ou “utility tokens”, em inglês. 

Como é possível imaginar pelo nome, os utility tokens representam ativos criados para ter uma utilidade específica dentro do contexto em que estão inseridos e são usados para liberar algum benefício ou serviço.

No caso dos fan tokens, esse contexto geralmente se trata do mundo dos esportes e seus detentores possuem acesso a diversos recursos especiais relacionados às equipes.

Equipes e atletas de outros esportes como basquete, Fórmula 1, UFC, tênis, futebol americano, hockey e e-sports também já aderiram aos fan tokens.

Saiba agora como os fan tokens podem ser usados:

Para que servem os fan tokens?

Os torcedores que possuem fan tokens passam a ter acesso a recompensas VIP, promoções, eventos e ações exclusivas de suas equipes favoritas. Os benefícios incluem:

  • Receber descontos em ingressos para as partidas;
  • Concorrer a prêmios para os fãs, como equipamento autografado;
  • Acesso a produtos exclusivos e descontos em produtos oficiais;
  • Encontros VIP e meet and greet;
  • Voto em decisões como: design do uniforme, desenho exterior do ônibus do time, frases escritas no vestiário e música de aquecimento tocada no estádio.

Esses são apenas alguns exemplos. A lista de iniciativas que os clubes podem criar para envolver suas torcidas é extensa e vai depender da criatividade dos gestores.

Sendo assim, podemos dizer que fan tokens são como uma nova versão digital dos programas de sócio-torcedor, com algumas diferenças fundamentais:

  • Ficam registrados e autenticados na Blockchain;
  • Não possuem mensalidade nem anuidade;
  • Adquirem ou perdem valor de acordo com a demanda;
  • Podem ser comprados e vendidos entre usuários.

Embora possam adquirir valor e sejam negociáveis no mercado de criptoativos, vale destacar que o principal intuito dos fan tokens não é gerar retorno financeiro para investidores nem ser utilizado como meio de pagamento, mas sim dar aos fãs de esportes o direito a serviços e bens exclusivos.

Fan tokens x tokens do mecanismo de solidariedade da Fifa

É importante diferenciar os fan tokens dos tokens de futebol baseados no mecanismo de solidariedade da Fifa.

Esse mecanismo permite que os detentores desses ativos recebam parte do valor de negociação de um jogador sempre que ele é transferido entre equipes, já os fan tokens concedem somente os benefícios e o status de fã VIP que comentamos.

Como os fan tokens funcionam

Os fan tokens funcionam como uma fonte de receita para seus clubes, ao passo que promovem maior engajamento com a base de fãs, permitindo que torcedores interajam e apoiem seu time do coração.

Eles são criados por meio da tecnologia Blockchain, sendo a rede Ethereum e seu padrão de desenvolvimento ERC-20 a escolha mais popular para a criação de novos tokens.

Como os clubes lucram com fan tokens?

Após criados, os fan tokens são inicialmente vendidos no mercado por meio de uma Oferta de Fan Token (FTO) limitada, evento semelhante às ofertas iniciais de moedas (ICOs) que os projetos cripto utilizam para vender seus ativos a investidores e arrecadar recursos no estágio inicial de desenvolvimento.

O fornecimento máximo de tokens a serem liberados é definido em contrato. Ao realizar a oferta inicial e sempre que novos fan tokens são emitidos, parte do valor vendido fica com o clube e, dessa maneira, eles conseguem obter lucro.

Já o valor dos tokens irá variar de acordo com a oferta e a demanda, que dependem dos próprios torcedores. Quanto mais procura pelo fan token e mais valor os usuários enxergam nele, maior será seu preço.

Nesse sentido, as ações criadas pelas equipes envolvendo votações e benefícios, o desempenho do time e até mesmo a contratação de um novo jogador podem impactar o preço do ativo.

Votando com um fan token

Para participar das votações, você precisa possuir fan tokens da equipe que deseja apoiar e acessar a plataforma responsável pela emissão, onde ocorrem as votações. 

É por meio dessas plataformas que você conseguirá interagir e reivindicar suas recompensas. Portanto, pesquise bem cada uma delas antes de comprar seus tokens.

A Socios.com é a mais popular no meio cripto e já possui mais de 150 parceiros em 25 países e 4 continentes.

Enquetes

As escolhas dos fãs são decididas por meio de enquetes que ocorrem através do aplicativo para celular Socios.com. As equipes irão liberar pesquisas oficiais sobre os mais diversos aspectos, dando ao torcedor o poder de influenciar as decisões da forma que considera mais adequada.

O peso da influência do torcedor nas votações será proporcional à quantidade de tokens que ele possui, em uma proporção de 1:1. Logo, quanto mais fan tokens você tiver, maior será seu poder de voto.

A participação ativa em enquetes e demais interações é incentivada e recompensada. Ao acumular pontos de recompensa, são desbloqueadas ainda mais vantagens exclusivas.

Veja abaixo quais clubes do Brasil já possuem fan tokens e confira se seu time do peito está entre eles!

Clubes brasileiros que oferecem fan token

No Brasil, tanto a Seleção Brasileira quanto importantes clubes também já aderiram aos ativos digitais. Alguns exemplos são:

  • Atlético-MG: Foi o primeiro clube brasileiro a firmar parceria com a Socios.com. Foram vendidos 850 mil tokens $GALO em sua oferta inicial feita em agosto de 2021, por US$ 2 cada um (cerca de R$ 10).
  • Corinthians: Seu fan token $SCCP foi lançado em setembro de 2021 também por meio da Socios.com. Do mesmo modo, foram vendidas 850 mil unidades por US$ 2.
  • Flamengo: Os fan tokens $MENGO foram ofertados em outubro de 2021, através da Socios.com. Foram emitidos 1,5 milhão de unidades do token a US$ 2. Na ocasião, foi alcançado o recorde de aproximadamente 1 milhão de fan tokens vendidos em apenas 12 minutos após o início da oferta. 
  • São Paulo: Também em parceria com a Socios.com, foram lançadas, em novembro de 2021, 850 mil unidades do fan token $SPFC pelo preço de US$ 2.
  • Brasil: A Seleção não ficou de fora do time cripto e também lançou seu próprio fan token, o Brazil Fan Token (BFT), em parceria com a Bitci. A oferta inicial ocorreu em julho de 2021.

Como já falamos, é imporante lembrar que, além desses clubes brasileiros, é importante falar que os principais times de futebol do mundo também contam com seus fan tokens. Barcelona ($BAR), Paris Saint-Germain ($PSG), Juventus ($JUV) e Manchester City ($CITY) são alguns exemplos.  

Fonte: Mercado Bitcoin